Acerca de

David-Velez-y-Mariel-Reyes-1280x720-1.jpg

Plataforma Filantrópica VélezReyes+  apoia Ensina Brasil para desenvolver líderes que impactem a educação do país

David Vélez e Mariel Reyes anunciam criação de plataforma filantrópica e ONG brasileira está entre as primeiras entidades que receberão doações

São Paulo, 10 de outubro de 2022 – O Ensina Brasil, organização sem fins lucrativos que recruta, seleciona e desenvolve jovens talentos para se tornarem professores de escolas públicas em contextos vulneráveis e se desenvolverem como futuras lideranças, foi uma das ONGs selecionadas pela nova plataforma filantrópica VélezReyes+, fundada pelo casal Mariel Reyes, economista e fundadora da startup de impacto social {reprograma} e David Vélez, sócio fundador do Nubank. A plataforma VélezReyes+ tem como objetivo criar oportunidades para todos os latino-americanos, identificando, apoiando e ampliando iniciativas educacionais e de liderança inovadoras na região.

“Acreditamos que Educação e Liderança são caminhos extremamente poderosos para garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Enquanto a Educação é o caminho mais rápido e eficaz para equalizar acesso a oportunidades, é somente com uma densidade de talentos nos níveis de liderança que a mudança sistêmica será alcançada. Inspirados por esta crença, vemos no Ensina Brasil um alinhamento perfeito. A organização investe no desenvolvimento de lideranças para enfrentar os desafios educacionais em comunidades com poucos recursos e de diferentes regiões do país”, explicam David Vélez e Mariel Reyes, cofundadores da Plataforma VélezReyes+.

DSC09665.jpg

O Ensina Brasil, pertencente à Rede Global Teach For All, presente em 61 países, conta atualmente com uma rede de mais de 630 participantes, sendo cerca de 330 professores (chamados de "ensinas") que atuam em 16 municípios de 5 estados brasileiros, impactando mais de 90 mil estudantes de escolas públicas. Entre os quase 300 participantes que já concluíram o programa, 80% seguem atuando em diversos segmentos da educação, multiplicando seu impacto em escala.

"Milhões de crianças não atingem seu potencial por falta de oportunidades, reforçando o ciclo de pobreza e desigualdade no Brasil. Precisamos de pessoas diversas, capazes e obcecadas em resolver este problema. Estamos comprometidos com o desenvolvimento desses líderes e entusiasmados em poder ampliar nosso impacto com o apoio da Plataforma VelezReyes+. Assim como David e Mariel, empreendedores que admiramos muito e que quebraram paradigmas, nós também queremos desafiar as estatísticas e mostrar que é sim possível que todas as crianças, independente da sua raça, gênero e condições socioeconômicas, tenham uma educação de qualidade”, complementa Erica Butow, CEO do Ensina Brasil.

Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Com mais de 68 mil inscritos, desde a primeira edição, em 2017, o programa, que é numericamente mais concorrido do que o curso de medicina na USP, oferece um extenso e robusto cronograma de formação para os "ensinas” multiplicarem seu impacto e se desenvolverem como futuras lideranças. Além disso, atuar por dois anos em escolas públicas brasileiras traz uma bagagem transformadora aos participantes, que levam essa experiência para suas vidas e suas carreiras.

polaroid.png

Ao todo, são cerca de 2000 horas de formação, durante os dois anos, visando desenvolver competências como, por exemplo, resolução de problemas complexos, criatividade e inovação, autoconhecimento, trabalho em rede e colaboração. São disponibilizadas diversas atividades como trilhas de formação, programa de mentoria, tutoria pedagógica, conversa com lideranças, plano de desenvolvimento individual (PDI), entre outros momentos presenciais ou virtuais.

“Acreditamos que as respostas para nossos problemas mais urgentes não estão em um escritório aconchegante, mas sim no terreno onde a ação está acontecendo”, finalizam David Vélez e Mariel Reyes, enfatizando a importância de mobilizar os maiores talentos para resolver os desafios mais complexos da sociedade.