top of page

A jornada do finalista - Minhas experiências e vivências no Intensivão

Olá, finalista! Eu sei que você já deve ter lido isso em algum lugar, mas eu vou falar outra vez: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Não, pera, errei a frase. Acho que era: Se não você, quem? Se não agora, quando?


Bom, queria dar os parabéns, pois esse é o seu momento. Quando escrevo essa mensagem, eu já sou alumni e é gostoso lembrar de como foi o meu Intensivão 2020, sem essa coisa de pandemia que nos distanciou a todos durante quase dois anos. Lembro-me de quando recebi o e-mail do Ensina com aquela já famosa frase. Mal pude lidar com a sensação de euforia e felicidade que vieram. Era como se eu realizasse um sonho, pois sabia que era a jornada para uma vida nova. Nova cidade, novo estado, novos amigos, novos aprendizados. Um desafio e tanto!


Deixar a casa da minha mãe e viver sozinha pela primeira vez foi uma sensação estranha. Pegar o ônibus e chegar sozinha em São Paulo, um lugar que parece habitar o mundo inteiro. Pois, pra mim, era o mundo inteiro que se abria naquele momento. Quando cheguei no Intensivão, me dei conta do que era realmente o Ensina Brasil. Todos do time estavam ali para nos dar as boas-vindas e nos mostrar que estávamos entrando para uma grande rede, na qual todos buscam se apoiar e compartilhar as experiências boas e não tão boas de quem trilha o caminho da educação.


Estar com aqueles mais de 150 finalistas fez com que eu não me sentisse só no mundo e me fez ver que há muitas pessoas que sonham e lutam para que um dia todas as crianças tenham uma educação de qualidade, apesar de tudo.


Eu conheci muita gente legal durante o Intensivão e vivi coisas maravilhosas, das quais lembro com muito carinho: as conversas, as dinâmicas, os momentos de descontração. Eu sei que o seu momento no Intensivão será diferente do meu, até por conta da pandemia. Mas a minha dica é, aproveite ao máximo. Não deixe que o distanciamento o impeça de criar laços de amizade. Esse será um momento único da sua vida e eu desejo que ele seja tão cheio de boas lembranças e histórias quanto o meu. Boa jornada!


63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Cheguei ao polo, e agora? Quem irá me acompanhar? E agora? Cheguei ao polo Onde irei morar? Quem irá me receber? Quem irá me acolher? Quem irá me ajudar? Quais serão os desafios que terei que enfrenta

Essa definição já era esperada há semanas (que mais pareceram meses!). Tudo foi ponderado. Sejam cinco, sete ou dez opções de pólos, não importa. O processo de cada pessoa sempre envolve, em maior ou

E de repente, como praticamente tudo que estava acontecendo durante aquele Intensivão, estavam eles, adolescentes ansiosos para conhecer o professor de português das aulas que eles escolheram estudar

bottom of page